Renovar: experiência de fé e alegria

encontroNa esteira das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Renovação Carismática Católica tem se dedicado, a partir de uma boa sintonia com as comunidades paroquiais, a realizar momentos de evangelização pautados pela alegria, pela espiritualidade e pela fraternidade. No período carnavalesco, tal ação é alcançada pelos popularmente conhecidos “Retiros de Carnaval”. A estratégia não consiste em retirar-se, embora o linguajar corriqueiro assim o defina, mas em permanecer nos centros urbanos, mesmo naqueles mais movimentados durante a folia momina, anunciando, com dinamismo, Cristo vivo e presente na história humana.

A depender das cidades onde são realizados, os encontros tem nomenclatura variada, preponderando no Estado do Ceará o título RENOVAR.  Os encontros acontecerão de 06 a 09 de fevereiro de 2016. Todavia, desde a sua preparação, o evento tem uma marca missionária, atendendo ao desejo do Papa Francisco que tem insistido para que nos comportemos com uma “Igreja em saída”. De forma criativa, nas semanas que o antecedem, os grupos fazem uso de estratégias de comunicação como anúncios em carros de som, visitas domiciliares, entrevistas e vinculação de spots em emissoras de rádio, blitz, panfletagem em pontos de movimentação comercial, apresentações artísticas em escolas, concentrações em praças públicas dentre outras.

Artes, louvor, palestras, dinâmicas de fraternidade e de oração, momentos de partilha, aconselhamentos, confissões e celebrações eucarísticas marcam a programação. De cunho querigmático, o RENOVAR se propõe a reunir homens e mulheres, das mais diversas idades e identidades, levando a mensagem do amor de Deus e apresentando a Igreja como uma mãe que, de braços abertos, acolhe, orienta e alimenta a todos os seus filhos.

Independentemente do título adotado ou do local onde são realizados, os encontros de carnaval promovidos pela RCC no Brasil desenvolverão, nesse Ano da Misericórdia, a temática “Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4, 36b). Objetiva-se, assim, ressoar o pensamento do Papa Francisco na introdução de sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG, 1). De fato, a experiência com Deus renova a alegria, faz-nos ser alcançados pela misericórdia divina e nos impulsiona a testemunhar o Senhor nos mais diversos campos de nossa vida.