XXI Assembleia Regional de Pastoral – NE I

As Dioceses do Ceará que formam o Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, realizaram em Iguatu no período de 08 a 10 de outubro de 2015, a 21ª Assembleia Regional de Pastoral que neste ano trouxe como tema “A Igreja em Saída: uma conversão pastoral” e lema “A alegria do Evangelho”.

Aproximadamente 150 pessoas entre bispos, padres e cristãos leigos participaram do evento, que teve como objetivo avaliar a caminhada da Igreja Regional e discernir as prioridades da missão nesta região particular, no intuito de fazer com que o anúncio do Evangelho caminhe em comunhão com as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A Diocese de Tianguá esteve presente com os seguintes representantes:

– Dom Javier Hernández Arnedo, OAR – Bispo Diocesano

– Pe. José Erlando de Sousa – Coordenador de Pastoral

– César Augusto Rocha – Secretaria Diocesana de Pastoral

– Ir. Maria Lúcia – Coordenação Diocesana

– Monaiane Silva – Cáritas Diocesana

– João Batista Motta – Pastoral da Criança

– Inez Azevedo – Pastoral Vocacional

– Carlos Jardel dos Santos – CEBs

– Pe. Fellipe Ribeiro – Animação Bíblica Diocesana

– Francisco Xavier Alves – Pastoral Catequética

– Antônia Elizabeth Camelo – COMIDI

A Assembleia Regional no Ceará acontece de quatro em quatro anos e, em 2015 a Diocese de Iguatu recebe a missão de acolher este importante evento, que definirá os desafios a serem assumidos pela Igreja do Regional NE I da CNBB, tendo em vista o Projeto de uma Igreja em saída e as sugestões apresentadas pelo Conselho Episcopal Regional- CONSER, e as atividades que serão desenvolvidas para que as Dioceses sejam dinamizadas e os desafios assumidos.

Fazem parte do Regional NE I da CNBB nove Dioceses, sendo elas: Iguatu, Crato, Itapipoca, Sobral, Fortaleza, Crateús, Limoeiro do Norte, Tianguá e Quixadá.

Primeiro dia…

Com banda de música e grupo de pífano, bispos, padres, religiosos e cristãos leigos e leigas do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB foram acolhidos no dia 08 de outubro na abertura da 21ª Assembleia de Pastoral realizada em Iguatu/CE.

As representações do Regional, vindas de todas as partes do Estado, participaram, após a acolhida, de um momento de espiritualidade com a entronização da imagem de São José, padroeiro da Diocese de Iguatu, no auditório do Hotel Diocesano. O Ofício Divino das Comunidades contemplou o momento de oração.

Em seguida, foram convidados a compor a mesa solene de abertura da assembleia Dom José Antônio, Presidente do Regional NE I, Dom Ângelo Piggnoli, vice- presidente, Dom Antônio Roberto Cavuto, secretário, Dom Edson Castro Homem, Bispo da Diocese de Iguatu, Ir. Rosália Alencar, secretária executiva, Pe. Manfredo Oliveira e Pe. Júnior Aquino, assessor do encontro.

Logo mais foram dadas as boas vindas aos aproximadamente 150 participantes, pelo bispo anfitrião Dom Edson, e apresentado o objetivo da assembleia que segundo o secretário Dom Cavuto, é promover uma avaliação da caminhada dos últimos quatro anos e a escolha de dois desafios da realidade atual, assim como o planejamento das atividades para que se alcance o objetivo no próximo quadriênio (2016 – 2019) considerando e respeitando as realidades de cada Diocese.

“Já que somos um sinal de Igreja viva, vibrante e missionária daremos continuidade aos nossos trabalhos, avançando na misericórdia. Em comunhão com a Igreja do Brasil, nosso regional traz como objetivo geral desta assembleia evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como uma igreja discípula e missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela palavra e eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida”, afirmou Dom Cavuto.

Neste primeiro dia do encontro também foi feita memória da 20ª assembleia que aconteceu em 2011 na Diocese de Crato e apresentada a avaliação das urgências pastorais do regional.

Segundo dia…

O segundo dia da Assembleia do Regional iniciou-se com a Celebração Eucarística. Na continuidade, Pe. Manfredo Oliveira fez uma Análise de Conjuntura (Marcas do nosso tempo). Dentre vários aspectos, salientou que: “A tarefa da evangelização exige uma formação integral de todos.”

O sociólogo apresentou duas análises:

– o mundo e seu contexto

– a análise do papa sobre esse contexto.

Confira a palestra acessando o link:

MARCAS DO NOSSO TEMPO

Na parte da tarde, esteve ajudando a reflexão do grupo reunido em assembleia o Pe. Júnior Aquino, sacerdote diocesano, Doutor em Teologia Sistemática e professor da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O teólogo apontou em sua fala os aspectos eclesiais fundamentais para uma Igreja em “Saída”. A partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAEs), da “Evangelium Gaudium” e da “Laudato Si”. Padre Júnior pontuou o cuidado que a Igreja deve ter com os pobres e com a valorização da vida em comunidade. Ressaltou ainda, que a Igreja é inseparável do mundo e que toda e qualquer referência ou ponto de partida para a missão e a vida eclesial deve partir sempre do mestre, irmão e mártir Jesus Cristo.

Terceiro dia…

Na manhã deste dia 10, os participantes da 21ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste I, iniciaram seu dia com um momento de espiritualidade coordenado pela Diocese de Quixadá. Após a oração, os participantes foram orientados para os trabalhos de grupo onde deveriam apontar dois desafios a serem enfrentados pela Igreja do Ceará.

Depois das votações foram elencados os seguintes desafios:

1) Fortalecimento e criação de comunidades em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade;

2) Caráter Social de toda a ação da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade;

Além desses desafios foram escolhidas algumas atividades concretas dentro da dimensão do AGIR:

– Fortalecimento dos círculos bíblicos;

– Resgate e inserção das atividades anuais de luta social no Plano Pastoral de cada diocese e paróquia, tais como: Grito dos Excluídos/as, Semanada Cidadania, Romaria da Terra e das Águas etc.

– Visitas Missionárias e acompanhamento sistemático;

A 21ª Assembleia Regional de Pastoral foi encerrada às 19:00h com a celebração eucarística presidida por D. Edson Castro na Catedral de São José.

Veja as fotos:

 

 

Liturgia Diária

Evangelho: Sábado da 2ª Semana da Páscoa

Santo: Santa Catarina de Sena

Mensagem do Bispo

Uma Igreja Viva e Ministerial