Projeto Crianças e Adolescentes a Caminho do Futuro

1

Em 2015, o Projeto Crianças e Adolescentes a Caminho do Futuro recebeu apoio de continuidade do Criança Esperança. O público-alvo é a faixa etária de 12 a 17 anos. Esta é a fase mais desafiadora em relação ao direcionamento de atividades que respondam aos sonhos e anseios juvenis. Contudo, incentivados pelas ações e atrativos que o projeto propõe, muitos aderiram às comemorações das Festas Juninas da época.

É uma dança folclórica popular. Ela retrata a vida cotidiana do povo, « traz alegria, partilha e companheirismo,diz o condutor da dança ». Enquanto responsável pela continuidade do projeto, a ação em si, é  uma oportunidade de criar vínculos, apresentar propostas e conhecer melhor a realidade vivenciada por estes jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O projeto prevê ações intergeracionais promovendo atividades que levem crianças, adolescentes, jovens, educadores e pais a interagir. Graças ao apoio do Criança Esperança 2014, demandas foram atendidas e um curso básico de informática, com três turmas de 15 participantes cada, foi realizado.

O curso foi administrado por jovens da comunidade experientes na área que se envolveram no projeto ofertando serviço voluntário.

O projeto dá oportunidade às crianças e adolescentes de aprender musicalizando. Os instrumentos musicais são novidades que os permitem descobrir as habilidades e optar pelo instrumento que mais se identifica.

Obrigado ao Criança Esperança que veio semear futuro na vida de muitas crianças, ajudando-as a despertar o potencial que cada um leva consigo na estrada da vida. A música tem poder de transformação! Constatam os educadores.

O projeto abriu as portas para os adolescentes de 12 a 17 anos, a fim de por em prática os objetivos e metas propostos no plano de ação de 2015. Para tanto, a instituição tenta adequar-se aos anseios e aspirações da faixa etária no que concerne a organização. Todavia, sente-se que está tendo receptividade.

O objetivo maior é a prevenção contra os vícios das drogas, da violência e a destruição da vida, através de atividades que os atraiam e transmitam valores que defendam a vida e o meio ambiente.

Evangelho: Nossa Senhora Rainha. Memória

Santo: São Filipe Benício