Ordenação dos primeiros diáconos permanentes da Diocese de Tianguá

ordenação-diaconal-tiangua (2)

No dia 17 de maio de 2014, dia histórico na diocese de Tianguá, às 18:15 h, com uma procissão solene na catedral de Sant’Ana com ministros, coroinhas, diáconos, padres e o bispo diocesano, teve início a celebração eucarística de ordenação dos quatro primeiros diáconos permanentes de Tianguá. Antônio Duarte Barbosa, Antônio Edvar de Moraes, Francisco Célio da Silva Santiago e José Newton Nogueira de Vasconcelos foram ordenados pela imposição das mãos do Reverendíssimo Dom Frei Francisco Javier Hernandéz Arnedo, OAR.

No início da celebração os candidatos foram apresentados pelo Pe. Antônio Cláudio, pároco de Ibiapina e sacerdote que acompanhou toda a formação dos vocacionados na Escola diaconal Santo Estevão. Depois da homilia, os quatro fizeram as promessas de consagração ao serviço da Igreja, para exercer o ministério de diácono com humilde caridade, guardar o mistério da fé e proclamar esta fé, por palavras e obras, conforme o Evangelho e a tradição da Igreja, celebrar fielmente a Liturgia das Horas, imitar sempre o exemplo de Cristo e obedecer o bispo e seus sucessores.

Em seguida, os vocacionados se prostraram e a assembleia cantou a ladainha de todos os santos conduzida, belamente, pelo coral de Maria. Ao terminar a ladainha o bispo Dom Javier impôs as mãos, individualmente, nos eleitos ao diaconado e proferiu a oração de ordenação.ordenação-diaconal-tiangua (1)

As estolas e dalmáticas de cada um dos novos diáconos foram trazidas pelas mães e esposas e entregues a sacerdotes antecipadamente escolhidos para que os vestissem solenemente. Depois o bispo entregou os Evangelhos a cada um dos neo-diáconos, dizendo: “Recebe o Evangelho de Cristo que tens missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas”.

A celebração continuou com os quatro diáconos realizando as funções próprias do diácono. No final os familiares e amigos cumprimentaram os diáconos permanentes.

Que Jesus Cristo, Pastor por excelência, ilumine e abençoe os novos diáconos permanentes desta Igreja Particular, dando-lhes zelo apostólico e ardor missionário.

Fonte: Escola Diaconal

Evangelho: Apresentação de Nossa Senhora . Memória