Paróquia Nossa Senhora das Dores

62.390-000
Croatá, CE

Terça, Quinta e Sábado às 19h00
1ª Sexta às 8h00 e 19h00 - (Matriz)
2ª, 3ª e 4ª Sexta - (Comunidades e setores da zona rural)
Domingo às 8h00 e 19h00 - (Matriz)

Histórico

A história religiosa desta localidade iniciou com a construção de uma capelinha em honra a N. Sra. das Dores. Esta foi benta em 1898 pelo vigário de São Benedito, Pe. Custódio de Almeida.
Em 24 de janeiro de 1978, Dom Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro, 1º Bispo da Diocese, cria o Curato de N. Sra. das Dores. Anos depois, em 20 de fevereiro de 1985, Croatá é elevado à categoria de Paróquia.
Antes da criação da Paróquia, a futura Matriz passou por algumas reformas. Recentemente, Croatá precisou projetar a construção de uma nova Igreja, uma vez que a antiga, além de não ter nenhum valor arquitetônico, não respondia mais às necessidades da população católica local. Foi o Pe. Clodoaldo Carvalho da Silva, quem, na condição de novo pároco, liderou a realização da construção, secundado pelo participação generosa dos fiéis católicos de Croatá. O projeto arquitectônico se deve ao arquitecto Sérgio Linhares. Atualmente, quem conduz a paróquia é o Pe. Fellinto Oliveira Britto.

Setores

1. Matriz (Setor Urbano): Matriz N. Sra. das Dores (+); Barrocas; Volta do Rio; Baixio; Olho d’Aguinha; Lagoa da Cruz; ; Boca do Saco; Irapuá; Tuncas.

2. Betânia: Betânia (+); Andrade (+); Gengibre; Uruçú: Sitio Campos.

3. Vista Alegre: Vista Alegre (+); São Francisco; Tucuns; Piaus.

4. São Roque: São Roque (+); Taboca; Repartição (+); Uruçu II; Cachoeira (+); Pau Brasil.

5. Barra do Sotero: Barra do Sotero (+);Melancias; Carnaubinha; Vazante.

6. Santa Tereza: Santa Tereza (+); Três Irmãos; Cruz.

(+) Igreja ou capela – Clique encima para vê-las