Paróquia São Benedito

(088) 3626-1280 e (088) 3626-1271

contato@paroquiasaobeneditoce.com

Histórico

Segundo rezam as tradições, o povoado de São Benedito nasceu em torno de um nicho construído pelo índio Jacó de Sousa Castro em homenagem a São Benedito. Em 1941, Pe. Felipe Benício, vigário de Viçosa, reconstruiu a capelinha no mesmo lugar  do nicho de Jacó. Nova capela foi iniciada em 23 de agosto de 1950 no lugar onde hoje está Matriz, e inaugurada em 22 de dezembro de 1851.
Em 06 de agosto de 1874, em virtude da Lei Provincial nº 1600, Dom Luís Antônio dos Santos cria a Paróquia. Atualmente a Matriz passou por  grandes reformas, que deixou mais funcional, sobretudo com a retira de algumas colunas. São Benedito, ao longo de sua história contou com 10 Párocos e muitos Vigários auxiliares.

Setores

1. Matriz: Matriz São Benedito (+); N.S. do Carmo (+); Santuário de São Francisco (+); Cidade Nova; Vila Franco; Cachoeira e Mirandas (+), Chora (+).

2. Barreiro: Barreiro (+^); Lagoinha (+); Ingazeira (+); Santa Tereza (+); Algodões.

3. Umburana: Umburana (+); Pau D’Arco II; Capivara (^); Espírito Santo; Inharé, Ventura (+)

4. Faveira: Faveira (+^); Fazendinha (+); Carnaubal dos Medeiros (+).

5. Pedra de Côco: Pedra de Côco I (+); Pedra de Côco II; Salgado (+), Salgado II (+); Xique-Xique (+); Boa Vista (+) Abrigo (+); Campo de Pouso (^), Baixa Grande.

6. Jussara: Jussara (+^); Chapada (+); Lagoa (+); Carnaúba (+); Chapada Norte (+);  Jacarandá (+); Cruz de Raios; Correguinho (+).

7. São Miguel: São Miguel (+); Sítio do Meio (+); Cajueiro; Sítio Picadas; Santo Antônio; Queimadas; Tope; Santa Teresa (+); São Joaquim.

8. Santo Reis: Santos Reis (+); Mundo Novo (+); Cocalzinho (+); Pau d’Arco I (+); Mulungú.

9. Cruzeiro: Cruzeiro (+); Nossa Senhora das Graças; Castelo; Santa Luzia; Laranjeiras; Sitio Potós; Barra (+); Nossa Senhora de Fátima e Piraguara e Chora.

10. Bonito: Bonito (+); Santa Rosa; Contendas; São Vicente; Bom Jesus; Guararema.

(+) Igreja ou capela
(^) Salão paroquial