Paróquia Santo Antônio

Criada em 2012

Rua Antão Procópio do Nascimento, s/n
62.320-000
Tianguá, CE

(088) 3671-1708 e (088) 9232-5231

paroquiasantoantonio.tiangua@gmail.com

Histórico

O projeto diocesano de descentralizar as paróquias em Áreas missionárias surgiu do coração de nosso bispo Dom Javier e das orientações da doutrina conciliar do Vaticano II numa intenção de inovar as práticas pastorais e ter um acompanhamento mais personalizado sendo assim, por referência o lugar da nova Evangelização. Foi também uma resposta ao tamanho do crescimento do rebanho, muitas dessas novas áreas missionárias criadas na diocese de Tianguá foram entregues a Congregações religiosas.  Antes mesmo de ser criada a área missionária de Santo Antônio, no ano de 1999, Dom Francisco Javier, acolher as irmãs missionárias do coração Eucarístico de Jesus, que colaboram com os trabalhos pastorais em algumas das comunidades como bairro Santo Antônio, Ceasa e outras.  As primeiras irmãs a residirem aqui foram: Ir. Maria Luiza, Ir. Aracy e Ir. Edna como coordenadora da casa.

De acordo com o registro do livro tombo da Paróquia de Santana, folhas 185 a 187, a Área missionária de Santo Antônio, foi criada solenemente numa celebração Eucarística na capela de Santo Antônio, bairro Santo Antônio no dia 02 de Outubro do ano de 2005 e entregue aos cuidados da Congregação da Missão, padres lazaristas da Província de Fortaleza. Sendo formada naquela data pelos seguintes setores Setor Santo Antônio, Setor Valparaiso, Setor Pindoguaba e setor pé do Morro.  A Área missionária de Santo Antônio foi entregue aos cuidados da Província de Fortaleza da Congregação da Missão (Padres lazaristas) A criação da Área Missionária da foi um marco nos 34 anos de existência na história da igreja particular de Tianguá. Nesta mesma data recebeu a provisão de administrador paroquial da referida Área o Pe. lazarista, Pedro Gotardo Donati, CM, que veio residir no primeiro momento na casa da promoção da mulher e depois com a conclusão da casa paroquial fixou residência no próprio bairro Santo Antônio com ele veio forma comunidade o diác. Fantico Borges, vindo depois residir na Área missionária outros lazaristas como: Pe. Carlos Cesar, Pe. Junior Rebouças, Pe. Joao Bonifácio, Pe.  Francisco Ivo, Pe. Marcos Mesquita e Pedro Ribeiro Filho que mais tarde tornou-se o segundo administrador da Área missionária, diác. Gilvan Manuel, Pe. Jair Soares e Padre José Artur como terceiro e atua administrador.

Nos dias 21 a 25 de Maio de 2012, Dom Francisco Javier Realizou uma visita pastoral aos sete setores da Área missionária para comunicar a ereção canônica da nova paróquia de Santo Antônio, muitas das comunidades da Área missionária de Santo Antônio recebeu a vista de Dom Francisco Javier, juntamente com o diác. Felipe e dos padres lazaristas, Artur Santos, atual administrador, Gilvan Manuel e Jair do Carmo. Na ocasião da visita foi comunicada e entregue a frei Lucimarcos, pároco da paróquia de Santa Luzia, no distrito de Oiticicas, nove comunidades do Setor Quatiguaba: Quatiguaba, Gavião, Santo Amaro, Inharim, Queimadas, Assentamento União, Quatiguaba de Baixo e Boqueirão dos Augustos, que pertence àquela paróquia, mas desde 2006, pela necessidade pastoral, eram assistidas pelos padres da Área missionária.

No dia 27 de maio, solenidade de Pentecostes, numa grande caminhada luminosa saindo da catedral de Sant’Ana rumo ao Bairro Santo Antônio, na presença de uma numerosa multidão de mais de duas mil pessoas entre elas, religiosas e do provincial dos padres lazaristas, Pe. Evaldo Carvalho dos Santos, dos padres diocesanos, Pe. Arnalton, Pe. Manoelzinho, Frei Lucimarcos, Pe. Carlos Éder, Pe. Clodoaldo, Pe. Manoel Raimundo, Pe. Carlos, pároco da catedral, Pe. Francisco Evaldo, Vigário geral da diocese, dos diáconos: Felipe e Jerônimo, dos padres lazaristas: Pe. Pedro Gotardo, Pe. Pedro Ribeiro Filho, Pe. Gilvan Manuel, nomeado vigário da nova paróquia, Pe. Jair do Carmo, Pe. José Artur Ferreira santos, 1° pároco da referida paróquia, o vigário geral da diocese de Tianguá, o Pe. Francisco Evaldo fez numa parada na BR 222, ponto limite da nova paróquia, a leitura do decreto da criação da nova paróquia de Santo Antônio, sendo sua matriz ainda em construção instalada no bairro Santo Antônio e a festa do padroeiro para o dia 13 de junho.

 

Setores

1. Santo Antônio: Matriz de Santo Antônio (+); Aeroporto (+); Cipó (+); Ceasa (+); Pedra Fina.

2. Setor Unicristo: Unicristo (+); Palmeiras (+); Araticum (^); São Vicente (+).

3. Pé do Morro: Pé do Morro (+); Sitio do Meio (+); Olho D’Água (+);  Estivado (+).

4. Pindoguaba: Pindoguaba (+); São José dos Coelhos (^); Tucuns (+).

5. Nova Esperança: Nova Esperança (+); São João (^); Bom Jesus I (+); Bom Jesus II (^); Covão (+); Remissão (^).

6. Valparaíso: Valparaíso (+); Jaburú I; Jaburú II.