Área Missionária São Vicente de Paulo

Administrador Paroquial: Pe. Fellinto Oliveira Britto

Rua Camilo Ferreira, s/n - Araticum Ubajara, CE

(88)3634-3024

Domingo - 19h
Qinta-feira - 19h
1ª Sexta-feira (Apostolado da Oração) - 19h

A Igreja São Vicente de Paulo foi construída no ano de 1908, quando Horácio Ferreira de Almeida, em comum acordo com mais 32 amigos tiveram a ideia de construir a Igreja, conhecida como Igrejinha do Araticum. Diante das dificuldades, Horácio e seus companheiros fizeram um empréstimo de 32 mil réis com o Sr. Luís Ferreira de Almeida, seu pai. Foi inaugurada pelo Pároco Pe. Joaquim Severiano, na época Vigário de Ibiapina. A celebração eucarística aconteceu em 25 de novembro de 1909. Mas, antes disso, as missas eram celebradas na casa do Sr. Manoel Joaquim de Almeida.

     Em 1944, com a ajuda do Pe. Otacílio Alves, a comunidade ampliou a Igreja. Com a chegada do Mons. Tarcísio Melo, a celebração eucarística passou a ter dias regulares e ele passou a responsabilizar os leigos pela catequese, treinou o pessoal para as celebrações do “Dia do Senhor”.

    Os párocos que fizeram parte desses momentos históricos foram por ordem: Pe. Joaquim Severiano de Barros, Pe. Antônio de Melo, Pe. Inácio, Pe. Otacílio, Pe. Moacir Cavalcante, Pe. Domingos e Pe. Francisco Tarcísio Melo. Nessa época, os batizados eram realizados com a madrinha ao lado, com uma toalha nos braços e impressa o nome. Havia cantos ao vivo durante a missa, que era toda celebrada em latim, de costas para os fies e de frente para o altar.

      Muita coisa foi mudando durante o passar dos anos, hoje temos ministros da Eucaristia, da Palavra, religiosas que por muito tempo estiveram presentes em nossa comunidade, e agora contamos com a presença de um Administrador Paroquial na pessoa do Pe. Fellinto Oliveira Britto.