Símbolos

simbolos2Significado do Brasão

Elementos simbólicos:

– Armas episcopais: Mitra, Báculo e Cruz do Calvário;

– As três regiões episcopais da diocese estão contempladas no brasão: Litoral, Serra e Sertão;

– Cruz Missionária da Evangelização na América Latina;

– O vermelho no fundo – alusão à presença indígena na Região da Ibiapaba;

– O verde acena para a predominância das matas e das belezas naturais na região;

Descrição Hrátiltica

Escudo Eclesiástico pleno, de ouro, com uma cruz adestrada de vermelho sobre uma “chapada” com declive à sinistra, em “contra-chefe”, de verde. Ao centro da cruz um coração flamejante circundado de espinhos, tudo de ouro; ferido à sinistra, dele brotam, ao centro do escudo, doze gotas de sangue ao natural. Ao lado da cruz um lírio branco aberto, com haste de verde e duas folhas do mesmo, posto do cantão esquerdo ao flanco. Como timbre o chapéu prelatício com cordões e borlas de verde, em número de doze dispostas seis por parte na ordem um, dois e três. O conjunto pousa sobre uma cruz hastil de ouro. Como divisa, num listel de ouro, forrado de vermelho, a legenda: “ZELUS DOMUS TUAE COMEDIT ME”  em letras maiúsculas de preto.