Mons. Odilon Marinho de Pinho

Data de Nascimento: 30/08/1924

Ordenação Presbiteral: 07/12/1952

(088) 3653-1141

Nascido em Monsenhor Tabosa no dia 24 de agosto de 1924, ingressou no seminário de Sobral em 1940, transferindo-se em 1944 para o Seminário Menor de Fortaleza, retornando ao de Sobral no ano seguinte.

Em 1947, iniciou o curso de Filosofia no Seminário de Fortaleza, onde concluiu também o de Teologia, sendo ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1952 pelo Arcebispo D. Antônio de Almeida Lustosa.

Sua primeira paróquia foi Santo Antônio de Aracatiaçu, onde permaneceu por onze anos. Em janeiro de 1964, foi transferido para a Paróquia de Chaval e posteriormente, em 1973, assumiu a Paróquia de São Pedro de Ibiapina, nomeado por D. Timóteo Nemésio.
Em todos os Municípios onde serviu, Padre Odilon deixou sua marca de pastor das almas e educador, preocupado com o futuro dos nossos jovens. Em Ibiapina, fundou o Centro Educacional Zulmira Melo, de ensino fundamental e médio, responsável pela educação da juventude ibiapinense.