Dom Frei Timóteo Nemésio Pereira Cordeiro, OFMcap

Ordenação Episcopal : 22 de agosto de 1971

Data de Nascimento: 20 de março de 1928

Ordenação Presbiteral: 15 de março de 1953

Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro, conhecido como Frei Timóteo ou Dom Timóteo (Canindé/CE, 20 de março de 1928 – São Paulo/SP, 20 de março de 1990), foi o primeiro bispo da Diocese de Tianguá.

Filho de Paulo de Lima Cordeiro e Rosilda Pereira Cordeiro, Dom Timóteo era neto do Coronel latifundiário cearense Lindolfo de Lima Pereira e sobrinho do Major Antônio Couto Pereira, fundador do estádio do Coritiba Foot Ball Club no Paraná, primo do historiador cearense Gustavo Braga e irmão do advogado Doutor Lindolfo Cordeiro, brutalmente assassinado em Tianguá, dia 13 de novembro de 1978

Ingressou no Seminário Seráfico de Messejana/CE aos 10 anos de idade. Fez sua primeira profissão em 19 de janeiro de 1947. Em Parnaíba,(PI), cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado presbítero em 15 de março de 1953, no Seminário da Prainha, em Fortaleza/CE. Foi professor e Diretor do Seminário Seráfico de Messejana e assistente da Custódia(1970).

Nomeado bispo da recém criada Diocese de Tianguá em 22 de agosto de 1971, por Dom Walfrido, na época bispo de Sobral, foi sagrado no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. O lema do seu episcopado era: “Ecce adsum”Eis-me aqui, que bem revela sua disposição e convicção de querer servir à Igreja de Jesus Cristo. Depois de 19 anos de estruturação e formação da diocese, Dom Timóteo OFMCap (1971 – 1990) faleceu em 20 de março de 1990, no dia em que ia completar 62 anos.

Evangelho: Santa Maria Madalena. Memória

Santo: Santa Maria Madalena