Criação da nova Área Pastoral da diocese de Tianguá

Na ultima quinta-feira (18), na Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Inhuçú, ocorreu a solene missa de
ereção da Área Pastoral Nossa Senhora Imaculada Conceição. A missa foi presidida por Dom Javier, este foi seu ultimo ato como bispo titular da diocese de Tianguá.

Durante vinte e um anos a Área Missionária ficou sob os cuidados da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada. Agora para conduzir essa nova etapa da comunidade Dom Javier nomeou Pe. José Nicodemos como novo Administrador Paroquial desta área, onde por mais de um ano esteve dando assistência às irmãs neste trabalho de evangelização e já se preparando para assumir essa missão. Além da presença de algumas comunidades, Pe. Antônio Irineu Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em São Benedito, também esteve presente.

Nomeação

Após iniciar a santa missa com a oração e saudação de Dom Javier, o chanceler fez a leitura do Decreto de Ereção da nova Área Pastoral e a provisão de Administrador Paroquial conferida ao
Pe. Nicodemos. Durante a cerimônia, Pe. Nicodemos fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade.

Proferindo sua homilia, Dom Javier fez referência ao Evangelho do dia (retirado de Jo 15,9-11) enfatizando que o Espirito Santo sempre esteve presente na Igreja Primitiva, encorajando os primeiros cristãos.

Segundo o bispo somos uma Igreja viva e dinâmica, o projeto de Deus está aberto a todos sem distinção, então a necessidade de desenvolver a ação evangelizadora. Hoje, segundo ele, estamos dando mais um passo para que marquemos presença na história.

A noite também foi marcada pela emoção quando irmã Lúcia fez seu agradecimento. Para finalizar este momento, foi prestada uma homenagem a Dom Javier, sendo cantada a música Bom Pastor, na qual simboliza seu lema “Serás um bom ministro”.

Evangelho: São Tiago Maior

Santo: São Tiago Maior