Seminário Diocesano de Biomas

No dia 18 de março de 2017, reuniram-se na Faculdade Católica da Ibiapaba, FACI, 53 lideranças vindas das

Paróquias das Regiões Sul e Centro (Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá, Inhuçú, São João Paulo II, Ibiapina, Oiticicas, Ubajara, Tianguá). Além de representantes eclesiais, estavam presentes também representantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, bem como líderes dos sindicatos rurais e da ESPAF. O objetivo era claro, em comunhão com as reflexões acerca da CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2017, “conhecer os biomas correspondentes da região onde está situada a Diocese de Tianguá”. Contamos com a assessoria da Cáritas Diocesana, através da Lourdes Camilo e Chico Antônio que ajudaram o grupo a se situar na fauna, flora e cultura em que vive e posteriormente a perceber os desafios referentes aos biomas da região da Serra da Ibiapaba. A partir daí as lideranças presentes no seminário lançaram propostas para apresentar em seus municípios. Além desses compromissos para cada Município, foram encaminhados 03 projetos de ações imediatas a nível de Região da Serra da Ibiapada:

1) formou-se uma equipe para fazer um diagnóstico das nascentes de águas da região – Elviro (ESPAF), Expedito ( São Benedito),  Antônio José (Oiticicas), Roberto (Carnaubal), Zé Airton (Ibiapina), Edileusa (Croatá).

2) criar uma Lei popular para restringir o uso abusivo da água. A ESPAF criará o texto de Lei e as Paróquias se comprometeram na busca das assinaturas para um abaixo-assinado que exige 5% da população votante.

3) publicar uma carta aberta a todas as autoridades competentes dos municípios, do Estado e da Nação, sobre as reflexões acerca deste seminário sobre Biomas. Responsáveis: José Airton e Ir. Vanessa.

Confiantes da presença do Espírito Santo em nós, comprometemo-nos com as atividades acima citadas.

O Seminário foi finalizado com a entrega dos certificados aos participantes na certeza de que será possível continuar com a força das parcerias.

Ir. Vanessa Gomes Ferreira

Secretariado Diocesano de Pastoral